segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Todas as crianças são iguais? Brincam das mesmas brincadeiras? Todas têm os mesmos traços físicos? As escolas são iguais? Educam da mesma forma?

No capítulo 1 do nosso módulo de Conhecimentos históricos e geográficos investigamos sobre costumes, hábitos, forma de se vestir, de se alimentar, de brincar, de morar e de estudar de crianças do mundo inteiro. Descobrimos que cada criança tem a sua história.
Durante a leitura dos textos e dos questionamentos levantados em sala, as crianças perceberam que todas as pessoas são diferentes, e que cada uma tem o seu jeito de ser. Porém, mesmo sendo diferentes, ricos ou pobres, adultos ou crianças, somos todos seres humanos. E nisso, com certeza, somos iguais.
À medida que conhecem outras formas de viver, as diferentes histórias vividas por outras crianças em diversas culturas, em tempos e espaços diferentes, os alunos conseguem aumentar o seu conhecimento sobre si mesmos e sobre o outro.
Conhecer o “eu” e o “outro” significa comparar situações e estabelecer relações e, nesse processo comparativo e relacional, o conhecimento do aluno sobre si mesmo, sobre seu grupo, sobre sua região e seu país aumenta consideravelmente.

Esperamos que ao longo do ensino fundamental nossas crianças possam cada vez mais compreender sua realidade, posicionando-se e fazendo escolhas. Desta forma, serão capazes de respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.











Nenhum comentário:

Postar um comentário