No capítulo 1 do nosso módulo de Conhecimentos históricos e
geográficos investigamos sobre costumes, hábitos, forma de se vestir, de se
alimentar, de brincar, de morar e de estudar de crianças do mundo inteiro.
Descobrimos que cada criança tem a sua história.
Durante a leitura dos textos e dos questionamentos levantados
em sala, as crianças perceberam que todas as pessoas são diferentes, e que cada
uma tem o seu jeito de ser. Porém, mesmo sendo diferentes, ricos ou pobres,
adultos ou crianças, somos todos seres humanos. E nisso, com certeza, somos
iguais.
À medida que conhecem outras formas
de viver, as diferentes histórias vividas por outras crianças em diversas
culturas, em tempos e espaços diferentes, os alunos conseguem aumentar o seu
conhecimento sobre si mesmos e sobre o outro.
Conhecer o “eu” e o “outro” significa
comparar situações e estabelecer relações e, nesse processo comparativo e
relacional, o conhecimento do aluno sobre si mesmo, sobre seu grupo, sobre sua
região e seu país aumenta consideravelmente.
Esperamos que ao longo do ensino
fundamental nossas crianças possam cada vez mais compreender sua realidade,
posicionando-se e fazendo escolhas. Desta forma, serão capazes de respeitar o
modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em
suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo
semelhanças e diferenças entre eles.
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