sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DIFERENTES PONTOS DE VISTA

        Durante o projeto “As crianças do Mundo”, as turmas dos 2os anos estudaram as diferentes formas de representações gráficas e puderam investigar os tipos de visões que é possível se ter em relação a determinado objeto. Durante as discussões feitas em sala, aprofundaram seus conhecimentos sobre noções de lateralidade e de espaço, bem como de escala, leitura, interpretação e produção de imagens.
           Os conteúdos do módulo permitiram que as crianças lançassem um olhar investigativo para analisar objetos e mapas.  Descobriram que a percepção de uma dada visão depende de onde o sujeito está e de como posiciona-se diante do objeto observado. As reflexões sobre os pontos de vista frontal, oblíquo e vertical foram feitas a partir das observações de materiais concretos, efetuadas pelas crianças, bem como da análise e representação de desenhos.
          Após a consolidação das ideias sobre os tipos de visões e os diferentes níveis de escala, as crianças construíram uma maquete de sua sala de aula, onde puderam representar de forma cuidadosa os móveis e demais objetos, assim como suas disposições nesse ambiente. Foi uma experiência bastante enriquecedora, na qual as crianças puseram em prática noções e habilidades cartográficas. Uma aula que, de fato, as crianças apropriaram-se dos conceitos analisados e discutidos desde o início do projeto, extraindo informações e decodificando símbolos, numa perspectiva espontânea e divertida.  
        Uma outra atividade prática foi proposta para as crianças: o desenho do contorno de um corpo, identificando aspectos de lateralidade e espaciais da imagem projetada, desenhada e interpretada. Foi mais uma aula bastante divertida, onde as crianças, de modo coletivo, interagiram e puderam dar suas contribuições. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário