segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MEU LUGAR NO MUNDO

     Nesse capítulo, os alunos do 2º ano aprenderam sobre a importância de conhecer melhor o lugar onde se vive. Observando, comparando e analisando informações de diversas fontes como imagens, vídeos, cartas, reportagem, entrevistas e paisagens foi possível estabelecer relações e confrontar o conhecimento prévio das crianças com as novas informações adquiridas.
     Um dos objetivos foi perceber que o modo de vida das pessoas está diretamente ligado às características do lugar onde moram. Ou seja, o tipo de paisagem, o clima, a vegetação, o lazer, entre outras características, interferem diretamente nos costumes das pessoas.
     Os recursos tecnológicos como o tablet e a lousa digital utilizados durante as aulas ampliaram as possibilidades de aprendizagem e a interação com o conteúdo investigado. As pesquisas realizadas com estes equipamentos contribuíram para que os alunos fizessem importantes descobertas a respeito do lugar onde vivemos.
       Durante as aulas de geografia, as crianças tiveram a oportunidade de ampliar a sua percepção a respeito da paisagem local e de outras paisagens, através da observação intencional e dirigida. Além disso, puderam perceber que ela pode nos dar dicas importantes a respeito de aspectos naturais e sociais de cada espaço estudado.
      Concluíram que a participação das crianças, dos jovens e mesmo dos adultos nas decisões tomadas para a melhoria do bairro onde moram, seja no trabalho, no lazer, nos espaços de prática política explícita, certamente será de melhor qualidade se estes conseguirem pensar sobre seu espaço de forma mais abrangente e crítica.





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