Nesse capítulo, os alunos do
2º ano aprenderam sobre a importância de conhecer melhor o lugar onde se vive.
Observando, comparando e analisando informações de diversas fontes como
imagens, vídeos, cartas, reportagem, entrevistas e paisagens foi possível estabelecer
relações e confrontar o conhecimento prévio das crianças com as novas
informações adquiridas.
Um dos objetivos foi perceber
que o modo de vida das pessoas está diretamente ligado às características do lugar
onde moram. Ou seja, o tipo de paisagem, o clima, a vegetação, o lazer, entre
outras características, interferem diretamente nos costumes das pessoas.
Os recursos tecnológicos
como o tablet e a lousa digital utilizados durante as aulas ampliaram as
possibilidades de aprendizagem e a interação com o conteúdo investigado. As
pesquisas realizadas com estes equipamentos contribuíram para que os alunos fizessem
importantes descobertas a respeito do lugar onde vivemos.
Durante as aulas de
geografia, as crianças tiveram a oportunidade de ampliar a sua percepção a
respeito da paisagem local e de outras paisagens, através da observação
intencional e dirigida. Além disso, puderam perceber que ela pode nos dar dicas
importantes a respeito de aspectos naturais e sociais de cada espaço estudado.
Concluíram que a
participação das crianças, dos jovens e mesmo dos adultos nas decisões tomadas
para a melhoria do bairro onde moram, seja no trabalho, no lazer, nos espaços
de prática política explícita, certamente será de melhor qualidade se estes
conseguirem pensar sobre seu espaço de forma mais abrangente e crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário